Sistema impede partida de carros com motoristas alcoolizados

Um sistema desenvolvido por uma empresa dos Estados Unidos pode medir o nível de álcool no organismo do motorista e impedir que ele dê a partida no automóvel, evitando motoristas embriagados pelas ruas.
O sistema foi desenvolvido pela QinetiQ North America e foi chamado de Driver Alcohol Detection System, cuja sigla pode representar um trocadilho à palavra papai em inglês (dad), destaca o site do TG Daily.
Segundo o site, sistemas com esta finalidade já existem, mas exigem que o motorista sopre em um tubo - assim como o bafômetro. Entretanto, a principal diferença do DADS é sua sensibilidade. O sistema pode determinar o teor de álcool no sangue dos motoristas tanto por sua respiração ou até mesmo pela pele, com sensores na direção. Caso o nível esteja acima do permitido, o carro não liga.
É claro que há quem seja contra. Em muitos estados do Estados Unidos, é perfeitamente legal beber uma taça de vinho ou mesmo um copo de cerveja e dirigir depois disso. Esse tipo de sistema impediria que essas pessoas exercessem algo que está dentro da lei em seus estados, afirma Sarah Longwell, representante do Instituto Americano de Bebidas.
Outro fator levantado por Longwell é a precisão do equipamento. Segundo ela, mesmo que o sistema seja 99,9 % eficaz, este erro de 0,01% pode representar dezenas de milhares de motoristas impedidos de dirigir, mesmo não estando alcoolizados.
A medida já despertou interesse do Secretário de Transportes dos EUA, Ray LaHood, quando visitou a empresa para ver de perto seu funcionamento. Os americanos podem esperar por novidades em um futuro não tão distante, já que a QinetiQ espera que o sistema esteja pronto para utilização entre 8 e 10 anos.

0 Response to "Sistema impede partida de carros com motoristas alcoolizados"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte de noticias

celular
Powered by Blogger