Google é multado em 100 mil euros por coletar dados privados

A Comissão Francesa de Informática e Liberdades (CNIL) multou o Google em 100 mil euros por coletar dados privados através de seu polêmico programa Street View, indicou nesta segunda-feira o jornal Le Parisien/Aujourd'hui en France.
"Trata-se de uma multa recorde desde 2004, quando conseguimos o direito de impor sanções financeiras", explicou o secretário-geral da CNIL, Yann Padova, em entrevista ao jornal francês. Lançado em 2007, o Google Street View proporciona vistas panorâmicas das ruas em três dimensões, que permitem o deslocamento virtual do usuário pelas cidades, serviço que provoca polêmica em muitos países.
Em maio de 2010, o Google revelou que os carros que percorrem as ruas para tirar as fotografias necessárias à construção do programa haviam coletado sem querer dados pessoais (como e-mails e principalmente vídeos) transmitidos por wi-fi.
A CNIL estimou que os carros do Google "aspiravam" informações "desprotegidas que circulavam por um sinal de wi-fi" quando passavam. "O enriquecimento desse banco de dados foi feito de forma desleal com as pessoas, porque elas não sabiam" que eles estavam sendo recolhidos, explicou Padova.

0 Response to "Google é multado em 100 mil euros por coletar dados privados"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte de noticias

celular
Powered by Blogger