Helicóptero virtual 4D mostra imagens da cidade em tempo real


Enquanto o consumidor se acostuma com a tecnologia 3D, já começa a ser testado nos Estados Unidos o "helicóptero virtual", projeto inédito desenvolvido em 4 dimensões. A nova dimensão representa o tempo real em que o programa atua, monitorando o trânsito de Washington a partir de uma animação do que realmente acontece na cidade. O software está em fase de testes no Laboratório do Centro de Tecnologia Avançada para Transporte (CATT) da Universidade de Maryland.
Com um controle nas mãos e os olhos vidrados numa tela de 55 polegadas, o engenheiro e diretor do laboratório, Michael Prack, 33 anos, lembra um adolescente jogando videogame. Mas na verdade ele está "sobrevoando" virtualmente Washington, como se estivesse num helicóptero. A vista é uma animação das ruas, prédios e monumentos da capital americana com carros, ônibus e caminhões passando em tempo real.
Sob um céu ensolarado, é possível ver o trânsito parado nas sinaleiras e um aviso de que a rua ao lado está em obras. Por cima da terra, os vagões do metrô se locomovem lentamente e os aviões aterrissam a todo o instante no aeroporto da cidade. "É como se nós tivéssemos um helicóptero com uma câmera, mas na verdade é uma animação criada a partir de diversas fontes de informação", explica o engenheiro.
O software, que vem sendo desenvolvido há quatro anos, reproduz as informações de sensores espalhados pela cidade, que contabilizam o número de carros nas ruas, tamanho dos veículos e velocidade. Além disso, conta com dados instantâneos do Centro de Monitoramento de Trânsito local, GPS de empresas de transporte e centros meteorológicos.
O projeto, amplamente financiado pelo governo federal, tem como objetivo ajudar no monitoramento do trânsito das principais cidades dos Estados Unidos, mas também pode servir como ferramenta para agências de segurança, como ocorreu durante o desfile de posse do presidente Barak Obama, em janeiro de 2009. "A Agência Federal de Monitoramento de Emergências (Fema) utilizou para fiscalizar a região do evento em tempo real", afirma Prack.
Mas o engenheiro quer mesmo é que a tecnologia 4D esteja disponível para o consumidor comum, seja através da internet, celular ou GPS dos carros. "Meu sonho é que as pessoas possam consultar uma localidade através do programa antes de sair de casa, para se orientar e verificar em tempo real as condições do trânsito e do clima", afirma.
Mas para que isto ocorra, ele admite que ainda há muitos ajustes a serem feitos. "O software funciona por aproximadamente uma hora e depois trava. Temos que ficar reiniciando a toda hora. Mas estamos trabalhando para resolver isso." Além disso, o programa por enquanto oferece apenas os mapas de Washington e cidades próximas. "Queremos ampliar para o mundo inteiro", diz.
Serious Games
O projeto também faz parte de uma iniciativa cada vez mais comum de utilizar a tecnologia dos jogos de videogames para o uso em situações que não são de entretenimento, os chamados Serious Games. Os programas inspirados em jogos estão sendo aplicados no treinamento de militares, cirurgiões, pilotos e até no ensino.
O CATT também está desenvolvendo um videogame que simula acidentes de trânsito para treinar profissionais de emergência e um controlador de tráfego aéreo 3D, que ajuda na visualização das rotas dos aviões. O laboratório conta com professores e alunos de cursos como ciência da computaçao, engenharia e artes, e é reconhecido internacionalmente por inovar na área de visualização para a indústria do transporte.

0 Response to "Helicóptero virtual 4D mostra imagens da cidade em tempo real"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte de noticias

celular
Powered by Blogger