Microsoft tenta mudar o jogo com Internet Explorer 9


Um ano depois de seu anúncio e de fase de testes com mais de 25 milhões de downloads, a Microsoft lança nesta segunda-feira oficialmente o navegador Internet Explorer 9. Nas palavras da própria companhia, é a "reinvenção" do browser que ainda é líder de mercado (56,7%, segundo a NetApplications), mas que perdeu (e muito) em inovação nos últimos anos para os concorrentes Mozilla Firefox (21,74%) e Google Chrome (10,93%).

Se você é usuário antigo de Internet Explorer, vai se surpreender com o novo visual do navegador. A Microsoft retrabalhou a interface toda, ainda um tanto parecida com as duas últimas versões (7 e 8), mas um salto enorme para quem usa IE 6 (sim, 11,33% dos navegadores do mundo usam um software lançado em 2001). No IE9, os sites ficam mais centralizados, com menos barras de ferramentas e botões do navegador para atrapalhar. Dá até para brincar de mover as abas para cima, ao lado da barra de endereços, e para baixo dela.
Mas interface, para o IE9, não é o principal. O forte do navegador é o fato de a Microsoft ter investido em três grandes áreas: velocidade, segurança e compatibilidade com novos padrões para a web.
Velocidade
O primeiro item, pelo menos de acordo com números iniciais divulgados pela Microsoft, impressiona: da fase de testes beta do IE9 para a versão Release Candidate (a última antes da final), foram mais de 2 mil mudanças feitas pela equipe de desenvolvimento do navegador. Entre os itens importantes estão o processo de o navegador delegar à placa de vídeo (ou GPU) do computador o processamento de textos, fotos e, principalmente, vídeos. Nos outros browsers, essa tarefa é feita pelo processador do PC, utilizando mais recursos e, por consequência, deixando o processo mais lento.
Para acelerar a navegação na web, o IE9 traz um novo mecanismo (engine) de processamento de JavaScript, chamado Chakra, que lida melhor com processos nesse formato (como galerias de fotos em sites, para citar um exemplo). Recursos de integração ao Windows 7 (e ao Vista, por consequência) tornam a experiência de uso do IE9 melhor, como o uso das "JumpLists" (que trazem informações de sites sem precisar entrar na página, como manchetes de jornais), o "Aero Snap" (divide a tela para ajustar a navegação em múltiplas janelas) e a criação rápida de atalhos para sites na barra de ferramentas do sistema.
Sem rastros
Segurança, para quem usa qualquer máquina com Windows, é fundamental. O IE9 permite criar listas de sites que você não quer que te rastreiem, para aumentar a privacidade, e um novo gerenciador de downloads facilita - e muito - a detecção de arquivos maliciosos que podem infectar o computador.
Arquivos com "reputação positiva" passam batido (e o Windows não alerta simplesmente que "este arquivo pode danificar seu computador"), arquivos com potenciais problema fazem soar o alarme. E a Microsoft seguiu muito bem a escola Google Chrome e lança o navegador pronto para atualizações automáticas.
Compatibilidade
Finalmente, os padrões: desde o lançamento das versões beta (e da Release Candidate), a Microsoft bate na tecla de que o IE9 está mais que pronto para a nova geração de novos padrões para a web, como HTML5, CSS3 e SVG (já comuns no Google Chrome e Apple Safari, por sinal).
Funciona? Sim. Tem uso por um monte de desenvolvedores? Ainda não. Mas com cada vez mais gente criando sites/aplicativos para plataformas móveis como iPad - que não roda vídeos em Flash, vale lembrar, mas aceita vídeos em HTML5 - ter o apoio da Microsoft no HTML5 conta muito.
Fato é que o Internet Explorer 9 consolida a posição de uma "nova" Microsoft que surgiu poucos anos atrás. A chegada do Windows 7, um sistema operacional reformulado e altamente funcional, foi o primeiro sinal, seguido pelo Windows Phone e, agora, pelo Internet Explorer 9. Quem vai usar?
Gente com Windows 7 e Vista (não roda no XP), que sempre usou e vai continuar a usar o navegador que veio com seu computador. Os recursos ¿ visuais e de desempenho - do IE9 encantam à primeira vista, mas dificilmente quem está acostumado com um Firefox ou Chrome vai voltar ao 'velho' IE.

0 Response to "Microsoft tenta mudar o jogo com Internet Explorer 9"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte de noticias

celular
Powered by Blogger