Robô ajuda a controlar a crise nuclear no Japão


O time responsável pela resolução dos problemas que a afetam a usina nuclear de Fukushima ganhou um reforço na última sexta-feira. Batizada como Monirobo, a máquina foi desenvolvida para operar em ambientes com níveis de radioatividade altos demais para humanos poderem trabalhar com segurança.
Com 1,5 m de altura e 590 kg, o robô possui esteiras de tanques no lugar de rodas, o que permite navegar facilmente por escombros. Um braço mecânico atua na remoção de obstáculos, além de permitir a coleta de amostras para testes posteriores.
O Monirobo possui sensores que captam níveis de radiação, humidade e temperatura. Além disso, uma câmera envia imagens tridimensionais para o operador que pode estar em distâncias de até 1,2 km - valor muito menor que os 70 km recomendados pelo governo dos Estados Unidos.
Para proteger os equipamentos internos, facilmente afetados pela radiação, o robô é equipado com placas de proteção pesadas, que limitam sua velocidade a 2,4 Km/h. O modelo empregado atualmente possui coloração vermelha - outro, amarelado, vem equipado com detectores de gases explosivos e deve ser usado na usina nuclear nos próximos dias.
As máquinas foram desenvolvidas pelo Centro Japonês de Tecnologia de Segurança Nuclear junto ao Ministério da Econômia, Comércio e Indústria após um grave acidente na usina nuclear de Tokaimura, em 1999. Na ocasião, dois empregados morreram após serem expostos diretamente à radiação do núcleo de um reator.

0 Response to "Robô ajuda a controlar a crise nuclear no Japão"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte de noticias

celular
Powered by Blogger