BrainDriver: Sistema permite controlar carros com a mente



Cientistas alemães desenvolveram um método de dirigir automóveis a partir da leitura de eletroencefalogramas do motorista, em tempo real. Segundo o site DVICE, o professor Raul Rojas e a equipe de inteligência artificial da Freie Universität Berlin, da capital alemã, criaram uma espécie de boné capaz de identificar os comandos básicos utilizados ao guiar um carro, como aceleração, freio e direção do volante a partir de ondas cerebrais.

Ou seja, os cientistas conseguiram elaborar um sistema, com progressos significativos em projetos de controle a partir do pensamento, que permite aos seres humanos dirigirem um carro utilizando apenas o poder da mente. O site IEEE (http://spectrum.ieee.org/) descreve o projeto de forma mais técnica: O "neuroheadset", como está sendo chamado o equipamento acoplado à cabeça do usuário, registra as atividades cerebrais e, com um pouco de treinamento, passa a identificar padrões diferentes, de acordo com cada comando que o piloto tenta executar.

Portanto, o BrainDriver sabe entender se a pessoa está tentando virar para a direita, esquerda, acelerar, frear e assim por diante, de acordo com cada um dos padrões captados. Os comandos são enviados então para o sistema de controle eletrônico drive-by-wire do veículo (presente em alguns modelos que já existem no mercado) que reproduz as vontades do motorista.

Obviamente, ainda se trata de um protótipo, mas o BrainDriver mostra o enorme potencial para a produção, a longo prazo, de interfaces homem-máquina buscando a condução autônoma de automóveis. Um vídeo que mostra a execução do experimento pode ser visto através do link goo.gl/rmG6x

3 Response to "BrainDriver: Sistema permite controlar carros com a mente"

  1. Marcel L. says:

    será verdade?

    Só acredito VENDO! haha

    Não gostei da ideia.. hehehe
    Mas, se conseguiram.. parabéns!

    ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte de noticias

celular
Powered by Blogger