Web 3.0 será uma realidade em breve, diz pesquisador



Uma palestra que chamou a atenção dos participantes do TEDxRio, evento de tecnologia, conhecimento e multiplicador de boas ideias, na tarde desta terça-feira, foi a do cofundador da Cortex Intelligence e coordenador do CortexLabs, núcleo de pesquisa e inovação do Rio de Janeiro referência internacional na área de Web 3.0, Web Semântica e Inteligência Artificial, Christian Aranha.

"Estamos dentro da próxima onda da internet, a Web Semântica, que nada mais é do que o computador em um nível no qual a máquina por si só começa a interagir com outra máquina, que atingem um nível de inteligência e começam a conversar entre si e trocar informações", diz Chistian, explicando o trabalho que desenvolve na área da internet.

Ele mesmo diz que pode parecer "loucura" mas este é o futuro. "A Web 3.0 será uma realidade em breve, acredito que antes de 2020, teremos os computadores oferecendo e fornecendo um serviço mais aprimorado para o homem, algo diferente da interação atual, 2.0, humanos x humanos", afirma.

Para Christian, o Brasil ainda está longe da realidade da Web 3.0. "Aqui não tem nada, ela ainda irá existir. O Tim Berners-Lee promete isso há dez anos e nada aconteceu. É fato que teremos o controle, mas essa nova tecnologia não se dará pelo humano e sim pelos computadores, na comunicação entre eles. Um bom exemplo é o de que não navegaremos por páginas, e sim por informação. O novo Google não te levará a uma link, e sim à informação contida naquele site, o que de fato você procura", diz.

Sobre a divulgação e pesquisa na área de inteligência artificial no Brasil, ele afirma com propriedade que a área precisa de mais divulgação e investimento. "Temos produções na área de inteligência artificial, o Rio é referência, muita coisa nas faculdades precisam de incentivo e apoio. Entretanto, o que dá Ibope é o que tem apelo comercial, como por exemplo o Carnaval. Temos que rever alguns conceitos", afirma.

Ele acalma quem acredita em um domínio das máquinas. "Dificilmente elas terão o poder de se manifestar sem o controle humano. Todo controle e a codificação disso tudo é feito pela gente, sem esse perigo de uma possível revolução das máquinas", diz Christian.

14 Response to "Web 3.0 será uma realidade em breve, diz pesquisador"

  1. Parabéns pelo blog
    ficou muito bom!!

    atividadedavida.blogspot.com

    Anônimo says:

    Faz tempo que estou esperando essa realidade... :)

    Esse avanço tecnológico não me agrada muito. Gosto de tecnologia mas, acho que a autonomia das máquinas não será uma boa. Bacana seu blog, é legal ler sobre essas ''loucuras'' da ciência. Enfim, estarei lendo e comentando sempre que puder.


    http://opoetacasual.blogspot.com/

    Olha, nem sempre avanço demais significa bem-estar e evolução humana. Vamos esperar pra ver.

    Anônimo says:

    ja te seguia, então resolvi deixar um comentário, pode ser?(:

    gostei pra caramba do teu blog, tem coisas que eu tava lenda que NUNCA imaginaria que um dia existiria uhauha :DD

    Não me acostumei nem com o 2.0 e lá vem o 3 rsrs

    Já tive por aki, mas reforço meu ponto de vista; vamos com calma no avanço tecnológio. Se lança uma coisa hoje, amanhã já tem essa mesma coisa avançada, metaforicamente falando. Precisamos de cautela, o mundo não precisa de toneladas de lixo...

    seu blog ..ficou 10 cara ...

    estou te segunido http://epsantos1.blogspot.com/

    e aih! to seguindo o seu; se puder, segue o meu lah tbm! abrç!

    http://www.muriancesca.blogspot.com/

    Interessante. Mal acaba de sair a web 2.0 e já está se falando na terceira versão. Não tinha lido nada a respeito ainda. Legal.

    Estou te seguindo. Pode me seguir!

    obs: se for comentar, comente a postagem por favor; não precisa dizer que tá me seguindo porque vou ver.

    Samuel

    Ixxi aí os computadores vão querer dominar o mundo, ai ai ai...

    ToDDy says:

    Fiz um trabalho sobre esse tema para Programação Web ..... realmente essa evolução e muito interessante

    KGeo says:

    tomara que o computador não evolua tanto para ser um verdadeiro computadores vs humanidade

    Unknown says:

    Parabéns, blog muito bom mesmo!!
    -
    http://lollyoliver.wordpress.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte de noticias

celular
Powered by Blogger