Mochileiros rodam o mundo com brinquedos tecnológicos

Mochileiros usam eletrônicos como o iPod touch para baixar guias de viagem ou encontrar albergues


Mochileiros estão viajando o mundo com brinquedos de alta tecnologia e muitas vezes procuram tanto por Wi-Fi quanto por locais históricos. E eles estão em contato com a família e os amigos graças ao Facebook, Twitter, Skype e mensagens instantâneas.
"A família e os amigos querem saber se estou seguro, ou o que estou fazendo, onde estou indo e o que estou vendo, disse Dave Arnold, um canadense de 35 anos que partiu um ano depois de comprar uma empresa de telecomunicações do Canadá. "No passado, você enviava um cartão postal ou uma carta todos os meses quando viajava pelo mundo por um ano. Definitivamente dá paz de espírito à família", afirma.
Arnold, que leva na viagem cerca de US$ 9 mil em aparelhos eletrônicos, incluindo um netbook, um smartphone com Android desbloqueado, um iPod touch, dois pen drives e uma câmera SLR com três lentes, disse que essa aparelhagem o ajuda a atualizar o blog, o Twitter e o Facebbok, ligar para casa e procurar por albergues utilizando aplicativos do iPod.
Desde que começou a viagem em julho, ele usou Wi-Fi gratuito em albergues, em ônibus, no McDonalds e na Starbucks. Em Amã, na Jordânia, quatro dos cinco turistas do albergue onde estava tinham seus próprios netbooks. "Nos últimos três anos, a paisagem das mochilas mudou drasticamente somente com a evolução da tecnologia, disse Arnold, cujo iPod contém mais de 100 guias de viagem gratuitos, 10 livros e sua coleção completa de música. "Existem guias que você pode baixar e pagar em vez de ficar rodando procurando por um livro em cada país que você visita. Enquanto eu viajo, posso baixá-los por onde eu for", disse Arnold, que tem 20 DVDs de filmes para assistir em voos e ônibus.
Muito mochileiros não saem de casa sem gadgets para reservar alojamentos, fazer transações bancárias e se encontrar com outros viajantes, conhecidos em outros países e cidades. "Quase todos os albergues têm Wi-Fi gratuito", disse Zac Grimes, 21 anos, de Melbourne, Austrália. "Têm apenas um computador porque a maioria das pessoas tem smartphones e notebooks".
Para Michael Slaven, engenheiro australiano de 27 anos que mora em Londres, viajar com gadgets é conveniente, eficiente e sem estresse, e afirma que não se lembra do trabalho. "Eu prefiro usar meu computador, que é do jeito que eu gosto. Não preciso lidar com teclados internacionais nem ficar na fila para usar computadores de albergues", disse.
No iPod touch ele pode baixar e-mails contendo instruções para acomodação. "Eu nunca tive problema em encontrar Wi-Fi ou uma tomada, disse Slavems, que afirma não ter medo de perder os aparelhos, já que é muito cuidadoso.
Para muitos viajantes, os aplicativos têm substituído os guias. Sul-hee Kim, uma engenheira química de 25 anos de Seul, comprou um iPhone 4 pouco antes da viagem para a Turquia. Ela usa o Google Maps e aplicativos para encontrar Wi-Fi, localizar albergues, checar a previsão do tempo em Istambul e fazer videochamadas com a família.
"Eu posso falar com meu namorado de graça. Posso enviar minhas fotos da viagem e minhas impressões, tudo sem pagar nada", disse. Sua amiga Sumin Kin, ilustradora de 29 anos de Ilsan, na Coreia do Sul, a provoca por ser muito conectada. Ela disse que nunca gostou de tecnologia, mesmo na sua experiência de viagem. "Quero esquecer meu trabalho e as pessoas na Coreia."
Levar um computador em uma pausa de seis meses no seu trabalho como engenheiro era a última coisa na mente de Jason Helgren. "Então eu percebi que precisaria fazer algum serviço bancário de vez em quando, e não iria me sentir seguro usando um computador público", disse o americano de 31 anos, que viaja com a mulher. Com o próprio notebook ele economiza tempo e dinheiro. "Nós temos um blog, e muito do trabalho para mantê-lo pode ser realizado off-line", afirma. "Organizar fotos poderia ser quase impossível, especialmente se você tira, literalmente, milhares de fotos por mês".

0 Response to "Mochileiros rodam o mundo com brinquedos tecnológicos"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte de noticias

celular
Powered by Blogger