Nomes de usuário serão armas para identificar pessoas, diz pesquisa

Por mais simples que possa parecer escolher um nome de usuário, um grupo de pesquisadores de segurança do Instituto Nacional de Pesquisa em Computação e Automação, da França, afirma que, em um futuro não muito distante, criminosos serão capazes de descobrir a identidade de pessoas apenas de posse de seus nomes de usuário nos diversos serviços da internet.
De acordo com os pesquisadores, tais descobertas serão possíveis apenas com a observação dos caracteres utilizados no alias - usernames que não revelam sua identidade principal - criado. De acordo com o site New Scientist, isso poderia gerar ataques ainda mais especializados. Cruzando dados do eBay com o Google, por exemplo, criminosos poderiam atacar de forma bastante específicas os usuários, seguindo seu hábito na rede.
A equipe do Instituto Nacional de Pesquisa em Computação e Automação analisou quase 10 milhões de nomes de usuários do eBay, Google e MySpace e aplicou ferramentas estatísticas para estudar o quão único é um nome de usuário. Como era esperado, os resultados indicaram que os aliases criados por uma mesma pessoa tendem a ser muito parecidos.
Cruzando os dados e analisando-os quanto a seu texto, as diferenças e as chances da pessoa escolher um determinado conjunto de nomes, os pesquisadores conseguiram associar de forma correta múltiplos nomes de usuário a um único indivíduo. De acordo com um dos pesquisadores, a ferramenta é capaz de ligar corretamente os usernames a seus donos em 50% das vezes, ainda que esta porcentagem não queira dizer muita coisa, estatisticamente. O sistema apresenta mais falhas para pessoas que criam nomes de usuário bem diferentes, deliberadamente. Entretanto, de acordo com a equipe, esta não parece ser uma atividade muito comum entre os internautas.
De qualquer forma, os pesquisadores acreditam que técnicas deste tipo poderiam ser utilizadas - e, por que não, melhoradas - por criminosos digitais para roubo de informações, identidade e valores.

0 Response to "Nomes de usuário serão armas para identificar pessoas, diz pesquisa"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fonte de noticias

celular
Powered by Blogger